Como conseguir bolsas de estudo no exterior.

Na última década e graças a ações do Governo Federal e de instituições privadas, o sonho de participar de cursos superiores fora do brasil tem virado uma realidade para milhares de brasileiros. Diversas instituições nacionais e internacionais articulam formas de ingresso para brasileiros que desejam formar-se em universidades no exterior. Recentemente, o conhecido meio “Canal de Ensino” listou os programas de bolsas de estudo para mais de 30 países. 

As bolsas são de natureza diferente, e podem financiar integralmente ou em parte os cursos de graduação, pós-graduação, e inclusive de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Confira os tipos de bolsas internacionais de estudo e aproveite as chances de aprender em instituições internacionais, ao tempo que incorpora outras culturas e línguas.

Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
São sete tipos de bolsas oferecidas pela Capes, que cobrem estudos em doutorado, doutorado-sanduíche (metade no Brasil e metade no estrangeiro) e estágio pós-doutorado, entre outros.

Programa Ciência sem Fronteiras
Programa do Governo Federal oferece bolsas para mais de 30 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Cingapura, Coreia do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça, Suécia e Turquia. A preferência é para áreas consideradas prioritárias, como engenharia e ciências biomédicas.

Fapesp
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo oferece bolsas tanto no Estado de São Paulo quanto no exterior. As modalidades são: treinamento técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, além de pesquisa e estágio no exterior.

Santander
As bolsas Santander são voltadas para universitários nas modalidades de graduação e pós nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, China e Portugal.

E na Faculdade Ateneu?
Desde 2013, a Faculdade Ateneu oferece um destacado programa de Mestrado e Doutorado na prestigiada Universidade de Salamanca, Espanha. A proposta, conhecida como Programa de Mestrado/Doutorado em Antropologia de Ibero América, se desenvolve na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da histórica universidade espanhola. A supervisão do curso é por conta do renomado professor Dr. Ángel-Baldomero Espina Barrio. A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha, equiparando-se em antiguidade e prestígio com as universidades de Bolonha, Sorbone de Paris, de Oxford e de Cambridge. A Instituição é a mais antiga da Península Ibérica e foi a primeira da Europa a ostentar o título de universidade.

Segundo a professora Lucicleide Barcelar, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Ateneu, o apoio da instituição e Direção Acadêmica foram fundamentais para oportunizar aos professores um momento tão especial como esse.
Mais informações sobre o programa: ead@fate.edu.br / (85) 3033.5188 – 8116.9178.

Fonte: Canal do Ensino




0 comentários: