A dissertação é modalidade discursiva
mais adequada à exposição e defesa de argumento. É
muito utilizada nos concursos públicos e exames como o ENEM. O papel do redator é sustentar seu ponto de vista sobre o tema sugerido. Como fazer, então, para organizar bem a sua dissertação?
Tenha alguns
cuidados:
- Ao argumentar, apresente evidências que confirmem a sua posição
- Exponha detalhes que justifiquem sua tese.
- Use argumentos sustentáveis e éticos.
- Esqueça o mito dos três parágrafos! A dissertação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão, mas nem sempre será possível resolver o tema proposto com um parágrafo para cada item.
- Cuidado com generalizações e clichês. A expressão “É notório” pode até parecer um termo pomposo, mas é extremamente vazio. Em construções como “É notório que somos todos felizes”, o autor está afirmando que todos têm conhecimento daquele fato. Como ele pode confirmar isso? Por acaso, ele entrevistou todas as pessoas de que trata a frase?
Divida seu texto:
- Introdução - Apresente o objeto da sua discussão. Por que ele deve ser debatido?
- Desenvolvimento - Aponte os argumentos que sustentam a sua opinião. Ao escrever, considere as possibilidades de argumentos favoráveis e contrários.
- Conclusão - É a consolidação do que foi dito. Apresenta uma resposta ao que foi debatido.
Tenha cuidados com a escrita:
- Evite repetição de conectivos, principalmente os "quês". Eles podem ser utilizados como conjunções ou pronomes relativos nas orações subordinadas.
- Seja conciso. Tenha cuidado com os parágrafos longos demais e compostos por um único período. Isso prejudica a leitura, além de aumentar o rico de errar em questões básicas com a pontuação.
0 comentários:
Postar um comentário