A BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Os cursos de formação de professores precisam valorizar ainda mais a relação entre teoria e prática. Para tanto, são necessárias discussões ao longo da graduação para pensar essa articulação e para exercitar os conteúdos, métodos e processos avaliativos a serem desenvolvidos na escola básica.


Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, pelo governo federal, tem o intuito de trazer novas mudanças significativas para a atual conjuntura da educação básica, refletindo diretamente na formação docente.

Noutros termos, a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação básica. Estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.



No que se refere à etapa do ensino fundamental a BNCC é estruturada em cinco áreas:
  • Área de Linguagens (Língua Portuguesa; Arte; Educação Física; Língua Inglesa);
  • Área de Matemática
  • Área de Ciências da Natureza;
  • Área de Ciências Humanas (Geografia; História);
  • Área de Ensino Religioso.

A partir dessas áreas são necessárias discussões e reflexões sobre conteúdos, metodologias e práticas de ensino, bem como sobre e avaliação da aprendizagem na educação básica.

Assim, o curso de Pedagogia da Faculdade discute essa temática no grupo de pesquisa de forma a preparar os alunos – futuros profissionais da educação – para atuar em sala de aula. A BNCC também é tema da VIII Semana da Pedagogia que irá acontecer nos dias 17 e 18/05 no Centro de Humanidades e Sede Antonio Bezerra.




BRASIL, Ministério da Educação. BNCC (Base Nacional Comum Curricular Nacional). Brasília: MEC, 2017.



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