O Consultor: um profissional com grande presente e promissório futuro.

Em momentos de decisões arriscadas, os profissionais consultores desempenham papéis indispensáveis nas grandes empresas. Os consultores são profissionais oriundos das mais diversas áreas e campos, que desenvolvem estratégias de diagnóstico e solução de estados desafiadores em companhias e instituições.

Cada vez mais presente nas empresas, os serviços de consultoria caracterizam-se pela realização de diagnósticos e processos e têm o objetivo de identificar soluções e recomendar ações. Com esses dados, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza um determinado projeto de acordo com a necessidade de cada cliente.

Vários motivos levam à contratação de um profissional para realizar um trabalho de consultoria. Quando são verificados problemas que demandam know-how específico, a organização necessita da presença de um consultor especialista. Há ainda certos trabalhos cujos funcionários possuem a capacidade para realizá-los, mas, em função das atividades rotineiras, não encontram tempo hábil para executá-los. Nestes casos, o consultor assume o projeto até que ele esteja pronto para ser incorporado.

Por outro lado, numerosas empresas contratam profissionais que transmitam know-how ao pessoal interno e terceirizado para que os mesmos possam fazer o trabalho. O consultor fica responsável pelo treinamento de equipes em novas técnicas, repassa informações sobre novos produtos e depois presta assessoria complementar para implementação.

Outro fator é a necessidade de um parecer independente sobre determinado projeto ou procedimento da empresa. Nestes casos, o empresário busca minimizar as possibilidades de falhas no projeto, evitando gastos imprevistos.

Os consultores podem ainda ser contratados para trabalhar em conjunto com os executivos da organização para a avaliação de processos e/ou análise de dados estratégicos.

Uma boa consultoria levará em consideração as reais condições da empresa, do mercado e da conjuntura geral para atuar de forma efetiva e atingir os resultados esperados. Outro aspecto fundamental é a relação consultor vs. cliente, que exige confiança e responsabilidade mútuas.

Quando intervenções profundas nos processos, no foco ou na própria estrutura das organizações se mostram necessários, o consultor não deve hesitar. Ele deve se portar como um mensageiro, destacando questões não detectadas pela empresa ou ressaltando situações que eram acobertadas em função do receio de se alterar as estruturas. "O consultor é uma espécie de médico das empresas.

Mesmo que o paciente tenha uma doença séria, a função do médico é alertá-lo com relação ao problema, independentemente da sua gravidade.




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