Alguns
jovens enxergam oportunidades de negócio e hoje faturam alto. Uma das frases mais repetidas no mundo
corporativo diz que "não há idade para começar a empreender".
1) A
americana Isabella Weems, conhecida como Bella, começou a empreender porque queria comprar um
carro. Para isso, em 2010, ela criou a Origami Owl, uma plataforma online de
joias. O investimento inicial na Origami Owl foi de US$ 350, dinheiro ganho por
Bella em trabalhos como babá. Ela começou a fazer joias e contou com a ajuda de
família e amigos para vendê-las para conhecidos. No ano seguinte, já na
internet, a Origami Owl começou a trabalhar com consultores, que compram as
joias online e as revendem. Em 2012, a Origami Owl faturou US$ 25 milhões. Para
o ano seguinte, Bella estipulou uma meta: chegar a US$ 250 milhões. A Origami
Owl ainda não divulgou dados sobre o desempenho no ano passado, mas é possível
dizer que ela superou – e muito – o sonho de ter um automóvel.
2) O alagoano
Davi Braga, de 13 anos. Davizinho, como é chamado, é filho de João Kepler,
investidor-anjo bastante conhecido no mundo das empresas de tecnologia. No caso
de Davi, parece que a paixão pelo empreendedorismo foi contagiosa: ele é um dos
co-fundadores da List-It, um sistema de compra de material escolar. Quem vê a
história de Davi pode imaginar que ele não esteja aproveitando sua infância, já
que começou nos negócios tão cedo. Mas para o menino, empreender é uma
brincadeira tão divertida quanto jogar videogame ou bola. “Eu consigo fazer
tudo com equilíbrio: estudar, brincar e empreender”, afirma. “Empreender é como
brincar, é diversão.” O
objetivo é lançar o site do List-It oficialmente no ano que vem. Atualmente
Davi está à procura de lojas parceiras da plataforma.
3) As americanas
Emily Matson, 18 anos, e Julianne Goldmark, 17, ainda estavam no colégio quando transformaram uma
paixão por acessórios de cabelo em uma marca que faturou US$ 5 milhões em 2012.
Apaixonadas por laços e elásticos de cabelo mostrados na série Gossip Girl, as
meninas queriam comprar produtos semelhantes, mas encontraram com preços que
consideraram muito altos. Elas decidiram, então, comprar materiais e criar seus
próprios acessórios. Um mês depois, as duas receberam uma ligação da revista
Marie Claire e os acessórios da marca Emi-Jay se tornaram queridinhos da
revistas de moda e beleza. Os acessórios custam entre US$ 5 e US$ 20. Em 2012,
a empresa vendeu cinco milhões de unidades e dobrou esse número em 2013.
4) O indiano
Angad Daryani construiu seu primeiro robô com oito anos. Aos 13, ele já
estava montando sua própria versão, com código-fonte aberto, da impressora 3D
RepRap. Agora com 15 anos, ele criou a SharkBot, uma versão modificada da
RepRap, que será a primeira impressora 3D caseira a ser comercializada na Índia
– ou seja, Daryani tem um mercado de mais de um bilhão de pessoas. O garoto
acredita que a impressora será mais rápida e mais robusta impressora 3D do
mundo, e poderá imprimir qualquer material, exceto metal. Um de seus protótipos
já está sendo usado no Instituto Indiano de Tecnologia, em Mumbai.
5) O
norte-americano Nicholas Pinto, de 14 anos, sempre gostou de andar de patinete. No entanto, ele tinha um problema:
as rodinhas do seu brinquedo sempre quebravam. Enxergando no problema uma
oportunidade, ele resolveu criar modelos mais resistentes de roda. A
ideia se transformou na LB Scoots, empresa criada em que faturou US$ 100 mil
(R$ 225 mil) em 2012. A LB Scoots ainda não divulgou o faturamento registrado
em 2013.
6) A
estudante americana Megan Grassel não
encontrava sutiãs bonitinhos e apropriados para sua irmã mais nova, de 13 anos.
Quando ela experimentava as peças, nenhuma servia bem e todas tinham muito
apelo sexual. Então, ao invés de apenas ficar reclamando, ela criou sua própria
marca, a Yellowberry, no ano passado. A empresa
de Megan, que faz sutiãs bonitinhos e confortáveis para meninas entre 11 e 15
anos, levantou US$ 41 mil em uma campanha no site de financiamento coletivo
Kickstarter. Com o sucesso da campanha, que pedia US$ 25 mil, a primeira
coleção foi toda vendida em poucos dias.
7) Nascido
na Austrália e radicado no Reino Unido, Nick D'Aloisio, 18 anos, lançou no fim de 2011 o Summly, um dos
organizadores de notícias mais famosos do mundo. Em março de 2013, vendeu a
plataforma para o Yahoo!, por US$ 30 milhões. Hoje, D'Aloisio é funcionário
integral do Yahoo!.
8) Aos 15
anos, Madison Robinson tem seu próprio negócio – uma empresa que fabrica chinelos para crianças –
e já faturou seu primeiro US$ 1 milhão. Sua empresa, a FishFlops, foi criada em
2006, quando Madison tinha apenas oito anos de idade. Os chinelos, cujos
desenhos são feitos pela própria garota, são inspirados em duas das suas
paixões: pescar e nadar. Além de chinelos, Madison vende camisetas e livros
infantis que ela mesma escreve. Por orientação do pai, o lucro da empresa está
sendo economizado para pagar a faculdade da menina.
Fonte: Revista
Pequenas Empresas & Grandes Negócios online.
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