Fazer uma graduação é indispensável. Saiba por que.

A importância de se ter um curso de graduação no currículo, hoje, é fundamental. Os mercados de trabalho do Século XXI exigem que boa parte dos profissionais tenham, no mínimo, um curso superior completo, inclusive para vagas de emprego que não são específicas para áreas de formação profissional.


Até algumas décadas atrás, possuir uma graduação era um grande diferencial na carreira profissional das pessoas; porém, hoje, trata-se de uma exigência generalizada. Estudos recentes demonstram que possuir um curso superior completo aumenta o nível de empregabilidade em 64% para os homens e 68% para as mulheres. Então, é importante partir do mais básico: o que é uma graduação?

Uma graduação é uma titulação acadêmica oferecida pelas universidades públicas e particulares que permitem que os estudantes tenham a oportunidade de obter um (talvez primeiro) certificado de formação superior. Dentro desse sistema de graduação, no Brasil, são oferecidos inúmeros cursos de diferentes áreas. As graduações mais famosas são as de direito, agronomia, engenharia, medicina, pedagogia, enfermagem, jornalismo, fisioterapia, e entre outros.

Para ingressar em um curso de graduação o aluno precisa ter concluído o ensino médio e apresentar a documentação necessária para a realização da matrícula, principalmente o Certificado de Conclusão de Ensino Médio. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível que o estudante faça o curso de graduação de sua própria casa e com o horário de sua preferência, que é o Ensino a Distância (EaD). 

Após concluir o curso de graduação, o estudante recebe o seu certificado de ensino superior, o que prova que a pessoa está apta para realizar suas funções no mercado de trabalho. Caso o aluno queira fazer uma pós-graduação, é importante apresentar na instituição escolhida, o seu certificado de conclusão de ensino superior.

Os certificados de graduação dos cursos EaD também são reconhecidos pelo Ministério da Educação, mas vale lembrar que é preciso escolher a instituição correta, que ofereça os certificados. A certificação deve ser aceita em qualquer empresa que o formado prestar serviços ou em qualquer universidade em caso de pós-graduação.

Fonte parcial: Portal Educação.
Conheça mais sobre carreiras de graduação e qualificações que inserem profissionais no mercado de trabalho, no site da Faculdade Ateneu:  http://fate.edu.br/



0 comentários: