Os alunos de
Pedagogia da Faculdade Ateneu expuseram os primeiros resultados
teóricos da pesquisa intitulada "Gestão Escolar" no Encontro de
Iniciação Científica da UNIFOR, no passado 23 de outubro, e com atenta recepção
por parte dos presentes.
Os trabalhos apresentados representam um recorte da pesquisa atualmente desenvolvida no curso de Pedagogia, na qual os alunos estão aplicando técnicas em duas escolas de Messejana que representam o “lócus” da investigação.
Os trabalhos apresentados representam um recorte da pesquisa atualmente desenvolvida no curso de Pedagogia, na qual os alunos estão aplicando técnicas em duas escolas de Messejana que representam o “lócus” da investigação.
O
objetivo da ação é conhecer como acontece a gestão democrática nessas
instituições. Para tanto, são abordados os princípios que regem uma gestão
participativa e descentralizadora, cujos sujeitos pesquisados são os gestores
(diretores, vice-diretores, coordenadores e secretária), assim como o
presidente do conselho escolar.
A
pesquisa já iniciou sua coletas de dados, e conta com a participação de
dez estudantes do curso de Pedagogia, de diferentes semestres.
O incentivo à pesquisa científica é um dos diferenciais da carreira, pois, como o afirmou Lima, é através do ato de pesquisar que “a prática reflexiva e dialogada com a teoria estará sendo realizada" (LIMA, 2012, p. 91). O curso de Pedagogia considera que eventos científicos são de suma relevância para despertar o conhecimento crítico e reflexivo dos alunos, contribuindo significativamente para sua formação como futuros profissionais da educação e pesquisadores. Ofício que eles já estão pondo em prática com o projeto “Gestão Escolar”.
0 comentários:
Postar um comentário