
Uma ação original do curso de Marketing, que envolve os acadêmicos da disciplina de Gestão Empreendedora no Varejo, a “Gincana Empreendedora” tem animado as noites de quinta-feira no Campus Messejana da FATE.
Nessas noites, duas equipes apresentam seu empreendimento dentro do comercio varejista, e oferecem produtos para serem adquiridos pelos presentes no campus; incluindo em cada noite da gincana, uma apresentação artística.
A dinâmica da gincana consiste na
formação de 10 equipes que apresentam ações de empreendedorismo de um pequeno
ou micro varejo, “concorrendo” uma contra a outra sobre o número de clientes e
de vendas atingidas. Dependendo das estratégias, as equipes utilizam recursos
próprios, ou terceirizam os serviços e buscam parcerias, convidando outros
empreendedores para fazer parte da ação. É um projeto da Faculdade
Ateneu que criado para desenvolver a capacidade empreendedora, habilidades e
atitudes dos estudantes de marketing, enfatizando a identificação de
oportunidades, gerenciamento de recursos, a utilização de estratégias e a
criatividade no varejo. Vem acontecendo todas as quintas-feiras de outubro, no
Campus Messejana.
Com este “certame“ de
empreendedorismo, os estudantes desenvolvem planejamentos e planos de negócio,
analisam as variáveis controláveis e incontroláveis que interferem e
influenciam ao implantar um empreendimento com fins lucrativos, aplicando
ferramentas estratégicas, como a análise SWOT e o CANVAS. Todos
os times de empreendedores já desenharam um plano de negócio e estratégias de
comercialização, que deverão expor numa jornada de apresentação dos resultados
obtidos, no dia 6 de novembro.
Como o afirma a coordenadora do curso
de Marketing da FATE –o idealizadora da Gincana – Michele Aragão Fernandes, “a
parceria com as empresas convidadas buscam também atender uma causa nobre,
junto a Faculdade Ateneu e o curso de Marketing. Ao final será desenvolvido um
relatório de atividades que apresentará os resultados financeiros das
equipes, e 30% da renda
gerada será invertido em produtos não perecíveis para uma entidade social da
região”, destaca.
Na noite do 23 de outubro,
as disputa foi entre a “Kouber” – pizza caseira em 4 sabores – e a “Dona Lanna”
– sanduíches naturais variados. Essa última procurou enfrentar a proposta da
pizzaria entrando em parceria com um quiosque de açaí e um carrinho de picolés.
A noite foi animada por um grupo feminino de dança de “zumba”, especialmente convidado
para animar a noite. Numerosos alunos que transitavam pela quadra do campus
também bailaram os ritmos latinos trazidos pelas moças dançarinas.
Os grupos de alunos de
Marketing continuarão na disputa pelo prêmio, até o dia 30 de Outubro; sendo
essa a última noite da gincana, na quadra do Campus Messejana, desde as 19h30.
0 comentários:
Postar um comentário