É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos.
Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.
No mercado de Trabalho: Empresas de médio e pequeno porte estão descobrindo a necessidade de investir profissionalmente em estratégias mercadológicas. Bacharéis e tecnólogos encontram campos de atuação muito semelhantes – exceto pelo fato de o bacharel ter uma formação mais aprofundada em planejamento e estratégia e poder enveredar para a área acadêmica, com docência e pesquisa. Atualmente, as áreas com a maior demanda de profissionais são varejo, comunicação integrada, marketing digital, endomarketing e marketing de relacionamento. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos postos de trabalho, mas as maiores cidades nordestinas têm aumentado a demanda por esse profissional.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/
Quer saber mais sobre o Marketing?
Sobre: UniAteneu
A Faculdade Ateneu - Como instituição educacional, objetiva a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos por meio do ensino e da pesquisa, dispondo-se a promover a geração e a disseminação de conhecimento, de forma a contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos para o fomento da cultura e prestação de serviços à comunidade, visando atender às necessidades do mercado de trabalho e às demandas da sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário