Nos dias 23 e 24 de outubro, a
Faculdade Ateneu promoveu através do curso Design de Moda, o Seminário Questão
de Design. O evento realizado na Unidade Lagoa de Messejana abordou questões
relacionadas à Gestão do Design nas empresas do setor produtivo de moda.
Para a palestra “O Designer Estratégico”, a FATE trouxe o
publicitário e especialista em Design Gráfico, professor Chico Neto. Para a
mesa redonda “A moda como ela é II”, mediada pela professora Juliana Pessoa, o
debate reuniu a contabilista e engenheira agrônoma, Fátima Cavalcante Pinheiro,
o estilista Lindebergue Fernandes e o modelista e conselheiro do Fórum de
Moda de Fortaleza, professor Antônio Pinto.
O professor Chico Neto apresentou uma evolução das tecnologias
de Design, o reflexo da invasão de produtos chineses para economia brasileira,
além dos conceitos e metodologias estratégicas de Gestão de Design como Branding, Design
Thinking, sites e grupos como IDEO, TED e autores da área como Tim
Brown, Karl Kotler, Phillipe Starck que mostram formas de fortalecimento das
empresas frente às ameaças chinesas.
Na mesa redonda foram abordados assuntos sobre a realidade dos
negócios de moda em Fortaleza, com destaque para a trajetória profissional da
executiva financeira Fátima Cavalcante Pinheiro e a sua relação com as marcas
Miss Mano e Monotropo. Ela explicou o comportamento das empresas envolvendo o
processo criativo e o controle das receitas e despesas para a saúde financeira
do negócio, os custos dos produtos, desde sua concepção ao lançamento da
coleção com a produção dos catálogos e campanhas de marketing.
O estilista Lindebergue Fernandes, também, falou da sua
trajetória, do seu processo criativo, da necessidade de cumprir criativamente,
as regras e metas impostas pelas empresas. “É importante o designer possuir o
próprio negócio, independente do emprego fixo, é uma forma de poder se
expressar conceitualmente e liberar a criatividade que, às vezes, é podada nas
empresas” disse Lindebergue.
O professor Antônio Pinto destacou a sua ligação com a moda e
corroborou com os anteriores, acrescentando a necessidade urgente da cultura de
moda no estado e no país. Falou sobre o Plano Setorial de Moda, que trata do
reconhecimento e inserção da área no Ministério da Cultura, e sobre o “I
Simpósio de Moda e Cultura” ocorrido em outubro na FIEC.
No final, os convidados fizeram um tour pelas instalações do curso Design de
Moda e ficaram encantados com a infraestrutura da FATE. “Muito bacana essa
ideia de laboratório com layout de fábrica” comentou Antônio Pinto.
Assessoria de Imprensa
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