Sem dúvida, grandes executivos
confirmam que quem tem habilidade para ouvir leva vantagem diferencial!
Ouvir, ou escutar se quiserem, mas não interessa muito quem é quem. Vamos
utilizar a palavra ouvir como o ato de apreender o sentido e o sentimento que
se expressa. Mas ouvir é uma habilidade de importância fundamental em qualquer
atividade humana, seja profissional ou pessoal. É um dos elementos da
Comunicação e um dos sentidos da percepção de maior importância no processo de
aprendizagem. No entanto ouvimos muito mal. A exemplo da minha frase de que “no
mínimo 100% das empresas tem problemas de comunicação”, reforçamos que o ato de
ouvir é um dos responsáveis por esse alto índice.
Comunicamos
mal por não percebermos a importância desse ato e por não darmos a devida
atenção ao ouvinte. Parece que no ato da comunicação a importância está em quem
emite a mensagem. Mas a realidade é inversa. A importância está em quem recebe
a comunicação. É ele que deverá dar andamento ao que solicitamos. Precisamos
adequar o vocabulário, dar o tempo necessário para que a captação seja
completa. Checar se foi compreendido. Evidente que quando emitimos uma
mensagem ela esta clara para nós. Mas estará para os outros? E temos que levar
em consideração não apenas o conteúdo, mas, também, a ênfase que damos á
mensagem.
Costumo enfatizar que a
“única” coisa que os líderes fazem é comunicar. Para orientar, indicar, cobrar,
etc. Por e-mail, pessoalmente, telefone, etc. Enfim, comunicação adequada é
resultado!
Mas, a
exemplo da dificuldade em emitir a comunicação, receber também é um problema.
Começamos
com o fato de que “falamos 125 palavras por minuto” (é uma média). No entanto,
no mesmo minuto nosso cérebro consegue captar 500 palavras.
Perceberam
que ficou sobrando 375 palavras nesse minuto? Então pergunto: “o que costumamos
pensar enquanto os outros estão falando?”.
Bem a
resposta é...tudo. Pensamos até na resposta á pergunta que ainda não foi feita.
Em suma, pensamos tudo e não ouvimos nada!
Pois
é! Dificuldades á vista. Uma das razões para isso chama-se ansiedade. É difícil
ter paciência de esperar o outro falar tudo. JÁ ENTENDI!!!
E ai
morre a informação adequada. Cortamos a comunicação e cortamos a boa informação
que é a matéria prima da boa decisão.
Muito
se perde e se desperdiça nesse desvio de comunicação. Perde quem recebe a
informação incompleta e perde quem não consegue contribuir com todo o seu
potencial. Isto é, jogamos dinheiro fora.
Nos
meus cursos e palestras eu lanço um desafio que nunca perdi. O desafio é: PERCA
TEMPO OUVINDO E VOCÊ VAI GANHAR TEMPO!
Experimente
uma vez apenas. Controle a ansiedade e permita que o outro se estenda um pouco
mais. Pergunte para complementar sua compreensão. Procure entender o que o
outro está tentando dizer. Procure sentir! Veja a situações sobre vários
ângulos e Você estará em vantagem, sempre.
Lembrem-se,
comunicação é ferramenta essencial da liderança e vai fazê-lo alcançar os seus
resultados com muito mais facilidade. Ou, vai fazê-lo alcançar seus resultados.
Pelo
menos por isso cuide um pouco mais dessa atividade humana fundamental.
Perca
tempo ouvindo e Você vai ganhar tempo!
fonte: www.administradores.com.br
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