O fenômeno contemporâneo
do turismo situa-se como um vetor de transformações contraditórias e
emblemáticas: acentua a produção de lugares de consumo geral e do consumo de
lugares. Ao lado de uma infinidade de atividades econômicas, o turismo
destaca-se, no início do século XXI, como uma atividade não apenas econômica,
mas essencialmente cultural. Viajar, no passado, significava passar por grandes
dificuldades e correr o risco de não obter satisfação. Hoje, viajar significa
facilidades para se alcançar um prazer. Atualmente, evidencia-se a importância
do turístico, tornando-se necessário o uso dos conceitos para explicação dessa
atividade que é considerada uma das prioridades do mundo moderno.
Antes de qualquer
teorização a respeito do turismo, dos recursos humanos e dos equipamentos
considerados turísticos, parte-se do seguinte princípio: o homem, o espaço e o
tempo constituem os pré-requisitos para uma reflexão equilibrada a respeito
desse fenômeno. Sem essa tríplice existência e sua permanente concorrência, não
há possibilidade alguma de existir, lógica e ontologicamente, qualquer
manifestação do fenômeno turístico.
Este fenômeno está
relacionado aos deslocamentos das pessoas que saem de um ponto a outro, com o
consequente regresso. O turismo relaciona-se com viagens e locais diferentes
aos da residência das pessoas. Pode-se, dessa forma, assinalar que,
historicamente, as viagens se iniciam nos tempos remotos, mas é na modernidade
que elas se intensificam, graças ao desenvolvimento dos transportes e das
comunicações, portanto, o turismo caracteriza-se como uma atividade tipicamente
moderna.
Ele é, sobretudo, um
elemento de cultura desenvolvido sempre através da comunicação humana, gerando
entendimento entre os povos e intensificando a troca de experiência. Além do
desejo de emoção, as pessoas buscam, por meio do turismo, recuperar o
equilíbrio psicológico em contato com reservas naturais durante o seu tempo de
lazer, fugindo da violência e do estresse urbanos.
Nessa perspectiva,
podemos analisar o turismo não apenas no aspecto econômico, mas compreender
melhor os seus fatores sociais, psicológicos, políticos e culturais e
comprometê-lo como proposta de mudança social e a construção de uma sociedade
mais justa. Parabéns àqueles que elegeram como carreira essa atividade cheia de
conexões e ludicidade. Feliz Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro.
Tereza
Neuma Martins
Coordenadora do curso de Turismo da Faculdade
Ateneu (Fate) e mestre em Gestão de Negócios Turísticos
Ateneu (Fate) e mestre em Gestão de Negócios Turísticos
fonte: opovo.com.br
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