Com o objetivo de informar e conhecer os novos professores para buscar proporcionar um semestre letivo cheio de realizações positivas, a Faculdade realizou, na sede São Vicente no Antônio Bezerra, o Seminário Pedagógico.
O encontro, realizado no dia 29 de julho, reuniu professores veteranos e recém-contratados para entenderem as normas e políticas de ensino para 2013.2. Presente ao evento, o diretor geral, prof. Cláudio Ferreira Bastos, falou das avaliações e avanços pelos quais a FATE vem passando nos últimos anos. “A Ateneu é certamente, uma das faculdades que mais cresce no Ceará. Esse crescimento tem haver com a formação dos seus mantenedores, ou seja, são todos professores titulados e, por este motivo, presamos pelo capital intelectual dos nossos docentes que, semestralmente, passam por avaliações dos alunos e da coordenação”, explicou o diretor. O professor enumerou, ainda, alguns quesitos que são intensamente avaliados como frequência, habilidade de comunicação, conhecimento, experiência e outras variáveis. “Depois que implementamos esse processo de avaliação, superamos em 35% os índices de qualidade apresentados a cada semestre”, destacou.
O diretor falou também da expansão da Faculdade. “Vamos inaugurar o anexo III em Messejana. Esse novo espaço é reflexo do crescimento, porém, mostra a nossa preocupação em criar novos espaços para bem acolher os alunos. Vale lembrar que uma nova sede representa a educação de mais pessoas, a geração de mais empregos e o surgimento de novas responsabilidades”, enfatizou Cláudio Ferreira Bastos.
O Seminário seguiu com o professor Djalma Guerra que fez uma abordagem sobre os principais pontos que devem ser cumpridos para o bom andamento do semestre. “O perfil do nosso aluno mudou e, com isso, o nível de responsabilidade aumentou. Atualmente, esse aluno não admite a falta de lançamento de notas e faltas, não permite que o professor não tenha um plano de aula e uma programação de eventos definidos”, observou o docente. Djalma Guerra falou também da importância do professor na mediação de conflitos e do trabalho da ouvidoria da Faculdade. “O professor é fundamental para mediar alguma agitação, afinal é ele quem está na sala de aula e convive com o discente. Depois que implantamos a ouvidoria, nós passamos a tratar a informação com mais rapidez e estamos realmente sensíveis para ouvir o aluno, além de que temos evoluído com esse mecanismo”, destacou.
O diretor acadêmico, Malverique Neckel, também esteve no evento, falou do crescimento da Faculdade. “Além do crescimento estrutural e do número de alunos, o importante é o nosso crescimento perante a sociedade e esse fator será possível com o engajamento de todos vocês nesse processo de transição positiva da FATE”, afirmou Neckel, que destacou ainda a compra da biblioteca virtual e o FATE Bilíngue, iniciativa que vai promover o ensino da língua inglesa para alunos, professores e colaboradores.
Para a professora recém-contratada, Luciene Fontinele, o evento elucidou dúvidas e gerou expectativas positivas. “Pareceu-me uma casa bem receptiva e democrática. Esta atividade gerou boas perspectivas e me fez entender as políticas de ensino da instituição”, destacou a professora, que lecionará a utilização do software CAD, tecnologia avançada na produção de desenho para o curso de Design de Moda.
Assessoria de Imprensa
Emanuel Santos
Emanuel Santos
0 comentários:
Postar um comentário