Cada vez mais os gestores estão
percebendo que o melhor caminho para o sucesso está na criação de equipes de
alto desempenho. O ambiente empresarial atual é
caracterizado pelas mudanças rápidas e constantes, obrigando os gestores a
repensar os paradigmas e as estratégias para se adequarem ao mundo globalizado,
que tem como característica a alta competitividade entre as organizações.
Nesse cenário complexo e
turbulento, as organizações encontram extremas dificuldades para alcançarem uma
diferenciação, haja vista, que o equilíbrio é muito grande entre as empresas.
No entanto, existe uma maneira para dar um salto de qualidade e surpreender o
concorrente, criando um método simples e inteligente, que elevará o patamar da
empresa e transformará a mesma em uma organização não imbatível, mas muito
difícil de ser batida.
Pense no seguinte: seu
concorrente pode até conseguir copiar suas inovações, seu modelo de negócio, o
layout de sua empresa, seu site, suas habilidades de relacionamento, seu preço,
enfim, tudo que norteia a sua organização. No entanto, a algo que ele nunca
poderá copiar, a saber: seus colaboradores competentes. Em outras palavras,
colaboradores bem desenvolvidos são uma vantagem competitiva enorme para a sua
organização, pois, os mesmos não nascem do dia para a noite.
O que quero dizer é o seguinte:
você precisa começar a trabalhar a performance de seus colaboradores,
objetivando uma melhoria contínua de suas competências, pois, do contrário,
você não conseguirá sobreviver por muito tempo no mercado.
Tenho anotadas três lições que
levo constantemente em minha vida, são elas: não brinque com o mercado, não
subestime seu concorrente e principalmente (e mais importante): ninguém é forte
sozinho.
Quando olho as estatísticas das
empresas brasileiras que fecham as portas em tão pouco tempo de vida fico
completamente decepcionado e convencido de que precisamos de profissionais
competentes para mudar esse cenário. Penso que a falência exacerbada dessas
empresas brasileiras ocorrem por conta de administrações incompetentes, que se
eu pudesse resumi-las em uma palavra, sem dúvidas, seria amadorismo.
Portanto, o segredo para lograr
êxito no mundo dos negócios é fortalecer as pessoas de sua organização,
aumentando o raio de conhecimento de sua equipe. Sendo assim, elaborei 14
passos para criar uma equipe de alta performance, confira:
1 – Desenvolva as pessoas: capacitar
e desenvolver continuamente os colaboradores (melhoria contínua), através de
cursos e treinamentos, objetivando atingir o ápice de cada um para que a
organização gere talentos e consequentemente execute os processos em alto
nível.
2 – Desafie as pessoas: o
ser humano é motivado por desafios, por isso, sua equipe deve ser desafiada
constantemente. Para que isso possa ocorrer é necessário que mudanças ocorram
na organização, de modo que os colaboradores busquem refletir e gerar ideias
criativas e inovadoras para resolver os problemas existentes dentro do ambiente
corporativo.
3 – Recompense as pessoas: sua
equipe deve ser gratificada constantemente pelos bons trabalhos realizados.
Elogios e comemorações devem existir para aqueles que buscam “suar a camisa” em
prol de resultados marcantes. Acredite, esse é o melhor investimento que um
líder pode fazer.
4 – Una as pessoas: o
conceito de sinergia diz que o todo é maior que a soma das partes, ou seja, de
nada adianta ter apenas um profissional brilhante dentro da empresa, pois,
sozinho, ele nada poderá fazer, sendo assim, é importante que a equipe tenha
unidade. Em outras palavras, todos os colaboradores devem se unir em prol do
conjunto, para que assim, a mentalidade das pessoas seja construída para
fortalecer e valorizar o bloco humano da empresa.
5 – Lidere as pessoas: Sócrates
proferiu a refulgente frase: “Sob a direção de um forte general, não haverá
jamais soldados fracos”. Assim como na “guerra” de Sócrates, o mercado de
trabalho também exige um grande líder, para que os colaboradores sejam
encorpados. O líder é aquela pessoa que vive aquilo que prega (caráter), que
cria metas alcançáveis, que valoriza a diversidade, que busca remover todas as
barreiras para o colaborador passar, que não age por coerção e sim por influência,
que soa a camisa, que tem equilíbrio emocional, que promove um ambiente
agradável, que permite que o colaborador cresça dentro da empresa, que
reconhece os bons trabalhos, que divide o seu conhecimento com os
colaboradores, que resolve os problemas (excesso de faltas, desentendimento
entre colaboradores, colaboradores indolentes, etc.), que se antecipa as
possíveis variáveis negativas que certamente chegam, que é humilde para
reconhecer um erro, que trata as pessoas com equidade, enfim, é alguém que é um
exemplo a ser seguido e faz as pessoas perceberem isso.
6 – Recrute as pessoas: invista
tempo e dinheiro no processo de recrutamento e seleção de pessoas, e nunca
“terceirize” essa função, pois, cabe ao líder executá-la. Além disso, tenha
visão e saiba identificar os talentos que estão sendo desperdiçados pelo
mercado, trazendo-os para dentro de sua organização e desenvolvendo-os. Outro
fator a considerarmos é o seguinte: busque contratar pessoas que tenham a mesma
visão de negócio que a sua, por exemplo, se sua empresa busca ser a Nº 1 do
mercado, obviamente, você não pode contratar alguém que deseja estagnar e ficar
eternamente na zona de conforto (pessoas que não buscam atualização, que correm
de promoção, etc.), pois, haverá uma incongruência de pensamentos, gerando
insatisfação para ambas as partes (o colaborador precisa amar a empresa e
principalmente sua função dentro da mesma).
7 – Pergunte as pessoas: uma
relação de transparência favorece o desempenho da equipe, daí a importância da
comunicação entre líder e liderado. Busque ouvir os colaboradores, peça
sugestões, questione, diga-os para relatar os pontos fortes e fracos que eles
enxergam, para que assim, aja feedback constante na organização, enfraquecendo
assim, o poder da organização informal, e consequentemente, fortalecendo a
confiança dos colaboradores com a organização.
8 – Dê autonomia para as
pessoas: os colaboradores precisam tomar decisões dentro da
organização, mas para que isso possa ocorrer é necessário que a cultura
organizacional da empresa seja democrática, tendo uma estrutura organizacional
horizontal, para que os funcionários sejam munidos de informações e
conhecimento, para que os mesmos possam ter poderes e bagagem para planejarem e
executarem os processos, aumentando o nível técnico da organização e gerando
diferencial competitivo.
9 – Troque as pessoas: uma
forma simples e eficaz de aumentar o nível de desempenho de uma organização é
incentivar a troca de funções dentro da empresa, ou seja, se você possui um
colaborador que trabalha com marketing e outro que trabalha com produção,
troque-os de função, o de produção irá executar o marketing e vice-versa. Essa
atitude transformará a sua equipe em um amontoado fantástico de profissionais
polivalentes, gerando nesses profissionais uma espécie de upgrade de
competências múltiplas. Sem contar que eles não estarão acumulando experiências
teóricas (como em uma universidade, por exemplo) e sim práticas, o que faz uma
diferença ímpar, haja vista, que a prática é superior à teoria (obviamente a
teoria tem o seu valor, mas, ao meu ver, menor).
10 – Dê um norte para as
pessoas: seja simples e transmita com clareza para os colaboradores
onde a empresa quer chegar, evitando dúvidas. Busque criar objetivos resumidos,
de forma que todos tenham facilidade de absorvê-los, pois, a pior coisa do
mundo para um colaborador é não saber qual é o seu papel na empresa. Além
disso, busque controlar para que ninguém se desvie desses caminhos.
11- Avalie as pessoas: os
colaboradores competentes devem ser cuidados para que seu desempenho seja
mantido, já os colaboradores que estão tendo um desempenho abaixo do esperado
devem ser cobrados para que seu desempenho seja melhorado, fazendo com que os
mesmos atinjam o nível dos demais. É importante frisar que esse colaborador que
não está rendendo em sua função não pode continuar nesse ritmo, pois, o mesmo
irá contaminar os outros, sendo assim, somente existem duas alternativas para
ele, a saber: ou ele evolui, ou precisa ser demitido.
12 – Influencie as pessoas:
incentive as divergências de pensamentos entre as pessoas, pois, é da
contradição de ideias que surgem as inovações e a criatividade. Em um ambiente
de certezas absolutas, ou seja, onde todos os colaboradores concordam com as
ideias uns dos outros, a tendência é a organização estagnar, por conta da falta
de novos pensamentos.
13 – Cuide das pessoas:
é preciso investir na saúde e no bem estar dos colaboradores, através de
programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), objetivando manter a equipe
de trabalho física e mentalmente equilibrada. É fundamental que um colaborador
tenha liberdade de expressão, ambiente físico seguro e saudável, estabilidade
de horários, dentre outras vantagens, de forma a valorizar o material humano de
sua organização.
14 – Respeite as pessoas: é
importante que a organização incentive a diversidade, combatendo preconceitos e
respeitando os princípios de cada um, de modo a privilegiar a igualdade e a
dignidade humana. Além disso, é fundamental ter um tratamento imparcial para
com os colaboradores, objetivando uma relação de equidade entre todos os
envolvidos, de forma que todos se sintam iguais dentro da empresa.
Criar uma equipe homogênea,
unificada e talentosa é uma tarefa que exige labor, custo, organização e
estratégia por parte dos gestores. No entanto, apesar das complexidades e
dificuldades, é um investimento com retorno garantido, haja vista, que uma
organização que conta com uma equipe forte prospera em qualquer ambiente e
sobrevive a qualquer tipo de crise, sendo assim, devemos comprar essa ideia
para podermos atingir nossos objetivos e alcançarmos o sucesso esperado.
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