Frequentemente discutimos se é possível ser produtivo no trabalho e
ainda utilizar as redes sociais ao mesmo tempo. Será que é realmente
prejudicial passar algum tempo no Facebook ou Twitter? Recentemente a
Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao
recrutamento de estagiários e trainees, decidiu pesquisar o assunto
entre os jovens. O levantamento feito pela empresa apontou que 45,2%
usam as redes sociais no trabalho. Desse percentual, 42% permanecem
conectados por cerca de uma hora diariamente. Além disso, um terço dos
entrevistados reconheceu que a atividade pode atrapalhar na
produtividade.
Para que você consiga ficar conectado sem prejudicar o seu trabalho sugiro dez ações que ajudarão a salvar seu tempo.
1 – Seja seletivo nas suas redes
– Quantidade de redes não é qualidade. Para que participar de redes
sociais que não são relevantes? O ideal é focar nas principais, na qual
seus amigos e interesses estão localizados.
2 – Cancele e-mails de notificações
– Todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails,
o melhor é cancelar todos, assim você comanda a rede e acessa quando
quiser. Caso contrário, vai ser difícil controlar a vontade de saber o
porquê você foi “taggeado” na foto da seu amigo.
3 – Determine um foco nas redes
– Quem tenta agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo se complica com
um dos lados. Crie uma estratégia para cada rede que você tiver. Por
exemplo, se for utilizar o Twitter para fins profissionais, não misture
com assuntos pessoais. Muitas empresas utilizam as redes sociais na hora
de contratar um profissional e vai pegar muito mal se tiver fotos suas
bêbado depois da balada. Mantenha coerência no perfil que você definir,
com fotos, textos e comentários.
4 – Determine horários – Caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais, utilize
seus horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço. Eu
costumo ver e responder minhas redes no final do dia, em casa.
5 – Siga poucas pessoas, mas relevantes
– Para que seguir gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se
tornou irrelevante? Faça uma dieta de pessoas que você segue, repare nos
próximos dias quem não tem agregado valor e simplesmente deixe de
seguir esta pessoa.
6 – Utilize agregadores – Existem sites e softwares que permitem centralizar suas redes sociais ou atualizar a partir de um único post.
7 – Seja relevante nas suas redes
– As pessoas gostam de seguir pessoas que fornecem um conteúdo
relevante, na medida certa e com periodicidade. Aquele chato que posta
muito e de uma vez só, acaba perdendo seguidores. E o que publica posts
dizendo que acordou de mau humor também não agrega.
8 – Aproveite seu tempo de espera
– Atualizar suas redes quando está no aeroporto ou
esperando para começar um evento. Aproveitar esse tempinho é muito
válido desde que seu celular ou tablet estejam habilitados para tal.
Existem centenas de softwares para esses dispositivos que mandam muito
bem.
9 – Rede social não requer “real time answer”
– Não sinta-se obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a
pessoa te enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra
forma de falar com você. Se você cria esse péssimo hábito de responder
assim que chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito
tempo desnecessariamente.
10 – A vida existe lá fora – Não é porque a vida social
se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador em
seus relacionamentos. É preciso reservar um tempo para estar junto com
os amigos e família presencialmente.
Fonte: Canaltech.com.br
0 comentários:
Postar um comentário