Os estudantes do
curso de Marketing proporcionaram, no último dia 7, uma verdadeira exposição
científica no campus Lagoa de Messejana. A atividade consistiu na apresentação
de 14 banners de pesquisas vinculadas ao II Encontro dos Projetos
Interdisciplinares do curso de Marketing. Os alunos não mediram esforços para
fazer do momento uma oportunidade de disseminar conhecimento e adquirir novas
experiências.
Os banners variavam
desde pequenos negócios a empresas de marcas conceituadas no mercado como as Baterias
Moura, Farmácias Pague Menos, Grupo M. Dias Branco, Mc Donald’s e órgãos
públicos como o Departamento de Trânsito do Ceará (DETRAN/CE), contudo, alguns
trabalhos chamaram a atenção do público.
Um deles foi sobre o universo feminino
das academias, que de acordo com o integrante da equipe, Mário Cleber,
estudante do 2º semestre, a pesquisa apontou que este segmento detém 2% Produto
Interno Bruto do Brasil e tem um público 100% satisfeito “A nossa análise
observou que as usuárias dessas academias em geral são pessoas com nível
superior, renda média de R$ 2.800 reais e faixa etária de 26 a 35 anos, ou
seja, são pessoas economicamente ativas, o que faz o setor garantir essa fatia
do PIB brasileiro”, explicou. Outro fato que chamou a atenção da equipe foi que
53% das entrevistadas disseram que procuraram esse tipo de academia por
indicação. “O boca a boca fez a diferença nesse caso, porém isso nos mostra um
cenário promissor para o marketing, visto que as empresas precisam investir mais
em estratégias de vendas, com isso devem gerar novas oportunidades
profissionais na área”, disse Mário.
Outro trabalho com
repercussão entre os participantes foi o da estudante do segundo semestre
Lessandra Silva. A aluna pesquisou sozinha, o perfil e o hábito de compra dos
consumidores de Sex Shop em Fortaleza. A discente levantou que, somente na
capital existem 29 lojas especializadas nesse tipo de produto. “Esses
acessórios e cosméticos ajudam a construir a fantasia das pessoas e os dados
mostram que 63% dos frequentadores são mulheres”, disse a estudante. A pesquisa
também mostrou que o usuário desses artifícios tem idade média de 29 a 39 anos
(36%) e que mais de 40% são pessoas casadas. “A idade mostra que são pessoas
com vida sexual ativa e conforme conversei com proprietários, vendedores e
clientes, os casados procuram para realmente darem um up grade na relação”, comentou Lessandra. O trabalho da aluna trouxe
ainda um levantamento dos produtos mais utilizados e uma curiosidade quanto à
localização das lojas. Os cosméticos, seguidos das lingeries e dos lubrificantes
lideram as compras, quanto ao local dos estabelecimentos, a pesquisa apontou
que em geral, eles estão no primeiro andar dos edifícios ou com fachadas
disfarçadas. “Ainda há um receio muito grande das pessoas, por isso que essas
lojas estão sempre escondidas, porém a entrega em domicílio tem feito a
diferença para o segmento”, explicou a estudante.
Para uma das
avaliadoras da exposição, a professora Sílvia Letícia, o encontro chamou
atenção pela variedade de assuntos pesquisados. “Além de diversos foram
curiosos os temas abordados pelos alunos”, destacou a docente que avaliou os
trabalhos juntamente com os professores Alfredo Saboya e Michele Aragão.
Para a coordenadora
do curso Michele Aragão, o II Encontro dos Projetos Interdisciplinares do Curso
de Marketing foi o mais envolvente, com um número maior de pôsteres, temáticas
inovadoras e atrativas para o público. “Percebi o envolvimento maior dos
alunos, pois todos tinham a consciência da responsabilidade de apresentar um
trabalho de pesquisa para outros docentes que também lecionam no curso de
Marketing, explanar toda a estrutura da pesquisa, seus objetivos, metodologia
aplicada e resultados, além de fazer com que os professores (avaliadores)
compreendessem o processo para julgar a nota do trabalho”, observou a
professora. Para o próximo semestre, Michele Aragão assegura que haverá muitas
novidades que farão o diferencial do curso. “Ano que vem teremos muitas
novidades, como visitas técnicas, laboratório de Marketing, I Semana de MKT (em
maio) com palestras, minicursos, Feira de MKT, entre outros atrativos”,
concluiu.
No final os alunos
se confraternizaram com um coquetel preparado especialmente para a ocasião.
Veja as temáticas
abordadas
Os trabalhos dos
alunos do 1º semestre tiveram foco para o perfil do profissional de Marketing e
Ações de Marketing Socioambientais, Perfil do Gerente de Trade Marketing,
Perfil do Promotor de Vendas do Atacado, Perfil e Atribuições do Analista de
Marketing das Farmácias Pague Menos, Ações Sociais do Medeiros Supermercado,
Ações de MKT Socioambeintais da Guanabara Express, entre outros.
Já as pesquisas
desenvolvidas pelos alunos do 2º semestre tiveram foco para o perfil do
consumidor de um segmento mercadológico, por exemplo: Perfil do consumidor de
carros de luxo, perfil do consumidor de fast food, perfil do consumidor de sex
shop, perfil do consumidor da terceira idade que buscam por pacotes turísticos,
perfil da consumidora que buscam por academias femininas, entre outros.
Emanuel Santos
Assessoria de Imprensa
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