Você sabia que até
mesmo a concessão de recursos para o Programa Universidade para Todos (ProUni)
e para o Financiamento Estudantil (Fies) dependem do Conceito Enade (do curso),
obtido no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)?
Ou seja, um curso
pode deixar de oferecer estas políticas de inclusão no ensino superior privado
devido ao baixo desempenho de seus estudantes no exame. Vale lembrar que o
Conceito Enade representa a nota média dos concluintes na prova.
Segundo o professor
Wilhelm Meiners, que pesquisou os indicadores do Enade, a concessão de
financiamento ou de bolsas para estudantes da rede privada de ensino superior é
uma forma de permitir que estudantes de menor renda possam ter acesso às
universidades e faculdades.
“Contornando a
carência de oferta de vagas das instituições de ensino superior (IES) públicas
e estimulando o investimento das IES privadas, na forma de benefícios fiscais.
Porém, cabe aos cursos que recebem estudantes com Fies e ProUni demonstrar
condições mínimas de qualidade para continuar a receber os benefícios”,
destaca.
Ele explica que a
instituição do ProUni (Lei 11.096/2005, com redação alterada pela Lei
11.509/2007) indica que o curso que receber duas avaliações insuficientes
consecutivas no Enade (conceito 1 e 2) será desvinculado dos novos processos
seletivos para a concessão de bolsas (sem prejuízo aos estudantes já
matriculados).
Em relação ao Fies,
uma avaliação ruim no Enade possui impacto imediato. Meiners destaca a Portaria
Normativa nº2/2008 do Ministério da Educação, que tem a seguinte redação: "É vedada a concessão de financiamento Fies a
estudantes matriculados em cursos que tenham obtido conceito inferior a 3
(três) no Enade, até que o curso obtenha avaliação positiva".
Ou seja, como o
ciclo do Enade, atualmente, é de três anos, o curso fica excluído do processo
durante todo este período, o que limita o ingresso de estudantes com menor
renda, explica o professor. Acompanhe a entrevista abaixo e saiba mais detalhes
sobre a concessão de recursos para o ProUni e para o Fies.
- De que maneira o resultado dos alunos no exame
interferem nestas políticas? O peso é maior para iniciantes ou concluintes?
As regras de
composição da nota do Enade foram alteradas no último ano. Agora o conceito
Enade do curso é determinado pelo rendimento dos alunos concluintes. Ou seja, o
desempenho insuficiente dos resultados dos concluintes afeta o ingresso de
novos estudantes bolsistas do ProUni e dos estudantes que precisam renovar o
Fies semestralmente.
- Quais notas estabelecem o corte destes programas?
O conceito de corte
para o ProUni e o Fies é 3, porque abaixo deste conceito o curso obteve um
resultado insuficiente, indicando que a nota média obtida pelos alunos ficou
abaixo do primeiro desvio padrão inferior à nota média de todas as IES
avaliados para aquele mesmo curso.
Mas, se o curso tem
um resultado superior (Conceitos 4 e 5) no Enade, os alunos que possuem uma
bolsa complementar do ProUni (que cobre apenas 25% da mensalidade) podem
financiar os outros 75% no Fies, como condição positiva de um curso avaliado
acima da média. Assim os alunos nada desembolsam enquanto cursam a faculdade.
- O que
diria, então sobre a responsabilidade dos estudantes que fazem a prova?
Ao fazer a prova do
Enade o estudante está informando para a sociedade qual a qualidade do seu
curso e o valor do seu diploma. Está indicando para as empresas (empregadores)
qual é o conjunto de competências que o seu curso é capaz de formar, bem como
está informando para os candidatos ao vestibular, a qualidade relativa do curso
em relação aos outros disponíveis no mercado.
Além disso, ao
obter um desempenho inferior, estará comprometendo os alunos que precisam de
financiamento estudantil, bem como impedindo que alunos de baixa renda possam
ter acesso ao ensino superior. Já ao obter um desempenho acima da média, está
ampliando o acesso e a oportunidade de estudantes de famílias de baixa renda.
Nesse sentido, é
uma responsabilidade social compartilhada entre o estudante, os professores e
os dirigentes da instituição. Não dá para o estudante fazer a prova do Enade
apenas para cumprir tabela, ou aproveitar para descontar a insatisfação com
alguma situação desagradável, pois não é por este processo que o aluno ganha
uma reivindicação, muito pelo contrário, ele perde e os outros estudantes,
sobretudo os de menor renda, perdem.
Segundo
o professor Wilhelm Meiners, a concessão de financiamento ou de bolsas
para estudantes da rede privada de ensino superior é uma forma de permitir que
estudantes de menor renda possam ter acesso às universidades e faculdades.
Fonte: www.unibrasil.com.br
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