O século XXI está
sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletrônica, com atenção especial
para a informática, o computador e a Internet.
Atualmente, o meio em
que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo
do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem
nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o
compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os
aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo
as transformações às vezes não percebíveis.
Os meios de
comunicação são verdadeiras “extensões do homem”, devemos usá-los desde a
infância num sentido construtivo. Desde o pré-escolar até o 2º grau, a matéria
da comunicação e expressão deveria receber uma ênfase maior, promovendo o
crescimento integral das pessoas de todas as classes sociais adotando para
tanto varias formas de comunicação, tais como as alternativas, participatória,
militante, popular, de resistência e por que não a folclórica ou tradicional.
Através das relações diárias, o ser universal (o homem) pensa, sente e age a
todo instante através das relações sociais de que fazem parte. É preciso haver
uma educação voltada para a cidadania. As pessoas agem a partir de uma relação
de trocas culturais, modificam a si mesmas, aos outros e à natureza. Interagem
o tempo todo.
No mundo inteiro o
rádio e a TV e mais recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem
instrumental da chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é
preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de
chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador
não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia é
necessário cuidado. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento.
É importante que
educador e educando aprendam a selecionar as informações apropriadas,
verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e
qual a intenção das mesmas. Informação ou consumismo?
Entretanto, torna-se
necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber-nos mais
diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e
educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova
forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.
Por Karen Chaiane Dalapossa
1 comentários:
Muito legal o texto.
Gostaria de aproveitar e divulgar o nosso blog de EaD: http://astrogildoead.blogspot.com.br/
Obrigado,
Postar um comentário